Tags

, ,

O Sistema Labgis lançou o curso Ecologia de Paisagens: quantificando parâmetros espaciais com 30 horas de aulas. A primeira turma será EAD ao vivo com as aulas começando em novembro.


Ecologia de Paisagens: quantificando parâmetros espaciais

course-detail-20

Objetivo

A necessidade de compreender como mudanças no uso e cobertura da terra afetam a biodiversidade, sobretudo em regiões tropicais, tem destacado a importância das dinâmicas espaciais em pesquisas científicas e tomadas de decisão conservacionistas. Neste contexto, a ecologia de paisagem vem se desdobrando no conhecimento de padrões espaciais, através de métodos que possibilitem a quantificação de atributos espaciais, que representem a heterogeneidade das paisagens antrópicas. Assim, a importância de conhecer e compreender os índices que descrevem características de paisagens, e as ferramentas para tal quantificação, são fundamentais para um bom planejamento de pesquisa em regiões fragmentadas. Neste sentido, este curso se propõe a difundir os princípios da ecologia de paisagem, com ênfase no ensino da quantificação de paisagens.

Software Utilizado

ArcGIS, Fragstat, GRASS, Conefor

Público-alvo

Alunos de graduação e pós-graduação, professores, profissionais da área ambiental (consultores, gestores, analistas, técnicos)

Ementa resumida:
1) Criação de paisagens
2) Cálculo de métricas de paisagem V-Late
3) Métricas no FRAGSTAT
4) Conectividade funcional
5) Cálculo de métricas em paisagens contínuas
6) Dinâmica de paisagem
7) Seleção de fragmentos prioritários para fragmentação da biodiversidade
8) Seleção de paisagens prioritárias para conservação

ACESSE: https://www.labgis.uerj.br/extensao/cursos-extensao/curso.php?id=34

Anúncios