Tags

, , , , , , , , , , , ,

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), vinculado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, oferece por meio de uma plataforma digital o dossiê completo sobre cada uma das principais Regiões Metropolitanas brasileiras: histórico, estrutura institucional, dados socioeconômicos e demográficos e os relatórios do Projeto Governança Metropolitana no Brasil.

O projeto Governança Metropolitana no Brasil agrega, por meio da Rede Ipea, instituições de pesquisa, estudos e levantamentos do quadro político-institucional das Regiões Metropolitanas brasileiras, buscando investigar as especificidades e condicionantes da governança e gestão metropolitanas nas principais RMs do país. Nesse sentindo, o projeto realizou o levantamento, a análise e a avaliação da gestão das funções públicas de interesse comum, com um olhar atento à interação dos agentes econômicos e políticos e dos atores sociais que contribuem para a conformação do espaço metropolitano e para o campo de possibilidades de sua gestão e transformação. As transformações pelas quais passam o capitalismo causam efeitos importantes sobre as metrópoles: maior velocidade dos fluxos financeiros e de mercadorias, num contexto de economia descentralizada; reestruturação produtiva das atividades econômicas; além do dinamismo do setor de serviços. Essas transformações geram maior incerteza quanto à localização das atividades no território e, assim, reforçam a centralidade e o papel atual das metrópoles no mundo. (Fonte: Brasil Metropolitano)

Esta nova plataforma do Ipea, Governança Metropolitana no Brasil, traz dados socioeconômicos e informações acerca da gestão e governança nas principais regiões metropolitanas do país desde 2011. “O monitoramento da situação socioeconômica, especialmente em infraestrutura urbana, é estratégico para o desenvolvimento do Brasil e para acompanhar a qualidade de vida das pessoas que vivem nessas localidades”, comentou o coordenador do projeto, Marco Aurélio Costa. (Fonte: IPEA)

A plataforma conta com uma interface de fácil acesso que agrupa todos os produtos do projeto, além de possuir uma aba que reúne toda legislação que incide sobre as regiões metropolitanas no Brasil. “A principal aba disponível é a Biblioteca, que reúne os três livros já lançados, todos os relatórios institucionais e também uma base de dados socioeconômicos”, explicou Bárbara Oliveira Marguti, coordenadora técnica do projeto.(Fonte: IPEA)

Acesse: http://brasilmetropolitano.ipea.gov.br/

Anúncios