O efeito da Geotecnologia na sociedade – O caso da greve dos Professores no Rio de Janeiro

Em 2011, para protestar contra a onda de violência na cidade de Niterói (RJ), um grupo de jovens universitários criou um mapa dinâmico para o mapeamento de crimes, na cidade. Desde então, diversos grupos passaram a utilizar ferramentas semelhantes em busca de seus direitos e também para expor problemas específicos. (https://sosgisbr.com/2011/08/24/mapeamento-de-crimes-em-niteroi/)

Situações como estas reforçam o papel social e estratégico da geotecnologia, não mais exclusiva daqueles que administram, mas agora disponível para aqueles que anseiam por mudanças. A distribuição e análise do fenômeno espacial, seja ele qual for, não mais pode ser ignorada ou mesmo boicotada. Informações são geradas e as mídias sociais cumprem seu importante papel disseminando-as.

Atualmente, são os movimentos sociais que buscam mostrar sua extensão e força, através das ferramentas de informação geográfica. Um exemplo que corre as redes sociais é a distribuição da situação da greve dos professores no município do Rio de Janeiro. Elaborado pelo “Coletivo Geoblock”, a base cartográfica do mapa consiste em dados disponibilizados gratuitamente na rede (IPP-RJ e IBGE) e em informações de adesão à greve, levantadas pelo próprio movimento.

Base-Georio2013-17-08Este mapa é uma informação geográfica e deve ser feito, sobretudo, por profissionais com responsabilidade. Afinal, este resultado é um mais que uma figura, é um mapa temático com potencial para evidenciar a condição de greve das escolas. Para não serem calados, a solução dos movimentos foi caminhar na direção de uma ferramenta que se torna cada vez mais popular, interativa e acessível.

Os mapas extravassam os interesses e evidenciam a amplitude do fenômeno, bem como o seu desenvolvimento. São portas abertas à interpretação sem interlocutores. E, neste momento de efervecência social em que crescem os movimentos, com eles avança e cresce também a conscientização do poder estratégico da geotecnologia.

OBS: Ressalta-se que o compromisso com a veracidade da informação divulgada deve ser da fonte. Softwares desenvolvidos em plataformas livres permitem a geração de mapas e divulgação de informação, esta acessibilidade é um fator importante na disseminação da tecnologia, mas é também um fator de risco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s