Tags

, , , ,

O CEMADEN , Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), criado pelo Decreto Presidencial nº 7.513 é um órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), adota uma estrutura técnico-científica especializada, desenvolvendo capacidade científica, tecnológica e de inovação para continuamente aperfeiçoar os alertas de desastres naturais.

Previsão de Risco Geo-Hidrológico – 09/01/2018

 

O objetivo principal da Instituição é realizar o monitoramento e emitir alertas de desastres naturais que subsidiem salvaguardar vidas e diminuir a vulnerabilidade social, ambiental e econômica decorrente desses eventos. Entre suas atividades está a previsão de Risco Geo-Hidrológico para o país.

Link: http://www.cemaden.gov.br/categoria/riscos-geo-hidrologicos/

Fonte: http://www.cemaden.gov.br/

 

Cenários:

  • Região Sudeste: São Paulo e Rio de Janeiro.

A previsão meteorológica mantém as condições de chuva contínua com fraca intensidade sobre o Estado de São Paulo, assim como pancadas isoladas de intensidade moderada a forte no final de tarde e noite sobre o Estado de Rio de Janeiro. Atenção para as cidades do litoral de São Paulo, do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, da Região de Campinas, da Região Metropolitana de São Paulo e do sul do Rio de Janeiro, onde já foram registrados altos acumulados de precipitação nos últimos dias. Assim, nessas áreas é MÉDIA a possibilidade de ocorrências de eventos de movimento de massa, inundações/enxurradas. A possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos é BAIXA no restante desses estados. 

  • Região Centro-Oeste: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Há previsão de chuvas que poderão ocorrer na forma de pancada de intensidade moderada a forte, resultando em acumulados de chuva significativos para 24 horas, principalmente no sul do Mato Grosso e leste e norte do Mato Grosso do Sul. Porém, o cenário de risco indica BAIXA possibilidade de ocorrência de eventos de inundação e movimentos de massa considerando os valores de precipitação acumulados e as características das áreas de risco. 

  • Região Nordeste: Bahia.

Há previsão de chuvas com intensidade fraca a moderada sobre grande parte do litoral sul da Bahia e do Recôncavo Baiano. Desta forma, é BAIXA possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos.

Fonte: http://www.cemaden.gov.br/09012018-previsao-de-risco-geo-hidrologico/

Anúncios