Aplicativo Fogo Cruzado – Tiroteios no Rio de Janeiro em um webmap

A organização não governamental Anistia Internacional lançou (05/07/2016) uma plataforma digital para monitorar os tiroteios na região metropolitana do Rio de Janeiro. O Fogo Cruzado (www.fogocruzado.org.br) é um mapa colaborativo, em que qualquer pessoa poderá incluir informações sobre tiroteios que ocorram no Grande Rio.

“Com isso, é possível para as pessoas terem noção de onde está acontecendo um tiroteio. E, semanalmente, poderemos ter dimensão de áreas do Rio de Janeiro onde há mais incidência de fogo cruzado, mais incidência de disparos de armas de fogo”, explica a gestora de dados do Fogo Cruzado, Cecília Olliveira.

Como funciona

Para acessar o aplicativo será necessário fazer um cadastro com nome e e-mail. No entanto, essas informações não serão divulgadas e o usuário poderá dar informações sobre o tiroteio anonimamente.

Além de informar o local da ocorrência, o usuário poderá dizer se o tiroteio envolve policiais ou não. Os mapas serão atualizados semanalmente, mas também será possível acessar mapas com as ocorrências acumuladas no mês e no trimestre. No mapa trimestral, haverá também informações sobre os efeitos colaterais, como escolas fechadas e interrupção do funcionamento de transportes públicos.

Inicialmente, o aplicativo terá um foco especial nas comunidades do Jacarezinho, Manguinhos, Complexo da Maré, Complexo do Alemão, Acari, Cidade de Deus e Morro Agudo (em Nova Iguaçu). Apesar disso, será possível colocar informações sobre tiroteios em qualquer lugar do Grande Rio

Link: http://fogocruzado.org.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s