SIG Floresta – Mapa da Cobertura Vegetal e do Uso da Terras do Rio de Janeiro

Mais uma fonte de informações para a Cobertura Vegetal e do Uso da Terras do Rio de Janeiro, o SIG Florestas é um trabalho inovador e único no Brasil uma vez que, ao lado da caracterização em grande escala das florestas do bioma de Mata Atlântica da cidade, alia a utilização de geotecnologias e os conhecimentos das ciências naturais. Seu banco de dados permite que os órgãos municipais que atuam na questão ambiental tenham um instrumento de gestão mais seguro e preciso para tomada de decisões, nas áreas de fiscalização, licenciamento, recuperação e proteção climática.

2375551

Todos os resultados do trabalho, incluindo as imagens de satélite que deram origem ao mapa, estão abertos ao público no sistema Florestas do Rio, disponível na internet no site http://sigfloresta.rio.rj.gov.br.

O Mapeamento foi executado em 10 meses entre 2010 e 2011 e foi composto de três grandes etapas:

  • Aquisição das imagens de satélites de alta resolução e seu tratamento;
  • Mapeamento propriamente dito, na escala de 1:10.000, dividido em três sub-etapas, correspondendo às três grandes Macro-Bacias da Cidade: Baía de Sepetiba, Baixada de Jacarepaguá e Baia de Guanabara;
  • Desenvolvimento de ferramento para divulgação dos dados coletados e do cadastro de fragmentos florestais do Rio em formato SIGWEB (Sistema de Informação Geográfica,  para internet).
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s