Tags

, , , , ,

O presente post tem por objetivo oferecer simples dicas para a conversão de coordenadas em GMS (Graus, Minutos e Segundos) para GD (graus decimais). Este tipo de conversão é o caminho mais curto para importar pontos (coordenadas x,y) para os Sistemas de Informação Geográfica.

1º Passo: Formatação das colunas de entrada das coordenadas: Latitude e Longitude

É ideal que a lista de coordenadas esteja formatada da mesma forma, porque o procedimento que utilizaremos fará a contagem de caracteres. Portanto, tenha atenção voltada para a quantidade de caracteres e espaço entre eles. Elimine o orientador de direção (S, W, N, E), porque ao final do procedimento teremos estas direções representadas pelos sinais de “-” ou “+”.

2ºPasso: Fórmulas de extração de caracteres

As fórmulas aqui definidas tem por objetivo separar graus, minutos e segundos para aplicação da fórmula de conversão.

  • Na coluna GRAUS: =EXT.TEXTO(A2;1;2) — O texto será extraído da cédula A2, a partir do 1º caractere e terá a extensão de 2 caracteres.
  • Na coluna MINUTOS: =EXT.TEXTO(A2;4;2— O texto será extraído da cédula A2, a partir do 4º caractere e terá a extensão de 2 caracteres.
  • Na coluna SEGUNDOS: =EXT.TEXTO(A2;7;6— O texto será extraído da cédula A2, a partir do 7º caractere e terá a extensão de 6 caracteres.

3º Passo: Fórmulas de Conversão

Neste momento, utilizaremos a fórmula tradicional de conversão : GRAUS+((MINUTOS/60)+(SEGUNDOS/3600)), que no excel corresponderá à cédula na qual a informação está hospedada, por exemplo =B2+((C2/60)+(D2/3600)).

Se você está trabalhando com coordenadas S e W, deve lembrar de inserir o sinal negativo no seu resultado final (multiplicando seu resultado em uma nova coluna por “-1”). Você também pode utilizar o sinal negativo desde o começo das operações, mas não se esqueça de considerá-la na contagem de caracteres.

Anúncios