Este projeto tem o intuito de quantificar desmatamentos de áreas com vegetação nativa nos Biomas Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, e de embasar ações de fiscalização e combate a desmatamentos ilegais naqueles biomas, cabendo ao Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama – CSR a detecção dos desmatamentos.
Para o desenvolvimento do monitoramento atual (identificação de mudanças na cobertura vegetal nativa referente aos períodos até 2002 e entre 2002 e 2008) foram utilizadas imagens dos satélites Landsat e CBERS, disponiveis gratuitamente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.
O mapa dos remanescentes da cobertura vegetal Brasileira do PROBIO/MMA foi considerado como “mapa de tempo zero” para início do monitoramento. Tal mapa refere-se ao periodo até 2002. As imagens de satélite utilizadas na sua geração (PROBIO) foram empregadas como informação pretérita para identificação das mudanças na cobertura vegetal. Desse modo, as áreas identificadas no mapa do PROBIO como “antrópicas” foram mascaradas (polígonos em preto nas figuras que seguem) e não foram consideradas na análise realizada pelos técnicos de interpretação. Estes buscaram a identificação de possíveis desmatamentos no interior das áreas com vegetação nativa.
O procedimento de identificação dos polígonos de áreas desflorestadas teve como escala base de trabalho a escala 1:50.000 e área mínima de detecção do desmatamento de 2 ha, estando os respectivos resultados separados/disponibilizados conforme articulação 1:250.000 das folhas cartográficas do IBGE em sistema de referência geográfica (datum SAD69).
O link principal para acesso às informações dos Biomas e shapefiles para Download é http://siscom.ibama.gov.br/monitorabiomas/index.htm ou no link http://mapas.mma.gov.br/mapas/aplic/monitoramento_biomas_2002_2008/datadownload.htm
Geoprocessamento Sem Complicação – Paulo Roberto Fitz
Iniciação em Sensoriamento Remoto – Teresa Galotti Florenzano
São livros considerados bons pra um leigo de outro ramo aprender somente para responder questões de provas?
Não tive contato com estes livros, entretanto há uma série de ebooks do Gilberto Câmara (pesquisador do INPE) disponíveis na internet, mas que ainda não estão no blog, e também o Fotogrametria Digital, do professor Jorge Nunes da Uerj – este está no blog. Dá um olhada nestes livros e no conteúdo do concurso em questão. Nestes concursos, muitas vezes é preciso mais estudo de cartografia que geoprocessamento propriamente dito.
Muito interessante, alguma previsão para a apresentação dos resultados?
Parabéns pelo blog.
Abraços, Pablo.
Olá, os resultados já estão disponíveis na página principal de cada bioma e nos shapefiles para download. Os links diretos estão no post caso tenha interesse.
Obrigada! abraços