Tags

, ,

O ATLAS Esgotos: Despoluição de Bacias Hidrográficas, contempla o diagnóstico do esgotamento sanitário no Brasil, com destaque para suas implicações na qualidade dos corpos d’água receptores, os investimentos necessários de tratamento e a proposta de diretrizes e estratégia integrada para a realização das ações. Escala dos dados 1:000.000.

Tem a finalidade de:

  • Caracterizar a situação do esgotamento sanitário das 5.570 sedes municipais do Brasil, com avaliação do impacto do lançamento das cargas efluentes nos corpos hídricos;
  • Propor ações em esgotamento sanitário, com foco no tratamento de esgotos, na proteção dos recursos hídricos, no seu uso sustentável para depuração de efluentes urbanos e na racionalização dos investimentos.

ATLAS_Esgotos.png

O esgotamento sanitário é um dos serviços de saneamento que mais necessitam de análises e propostas para o encaminhamento de soluções, principalmente quando nos voltamos para a gestão hídrica. O déficit de coleta e tratamento de esgotos nas cidades brasileiras tem resultado em uma parcela significativa de carga poluidora chegando aos corpos d’água, causando implicações negativas aos usos múltiplos dos recursos hídricos.

Embora seja um estudo em escala nacional, foram realizadas avaliações detalhadas para cada uma das 5.570 sedes urbanas do Brasil, sempre considerando as diversidades regionais e a abordagem por bacia hidrográfica, representando um grande avanço no conhecimento da situação do esgotamento sanitário no País e de seu potencial impacto nos recursos hídricos. Em função da abrangência do estudo e dos objetivos estabelecidos, foram consideradas exclusivamente as cargas domiciliares urbanas e não foram avaliadas soluções para as áreas rurais.

A informação para cada sede urbana foi sintetizada na forma de croquis, que contam com a caracterização completa da situação atual do esgotamento sanitário, bem como das soluções propostas a partir de modelagem realizada ou obtida junto ao prestador. Os croquis elaborados estão disponíveis nas páginas da Internet da ANA (www.ana.gov.br) e do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (www.snirh.gov.br).

Essa abordagem integrada, realizada de forma inédita no País, cria um embasamento técnico e estratégico, tornando o ATLAS Esgotos um documento de referência a ser utilizado para tomada de decisão, na gestão de recursos hídricos e na orientação dos investimentos do setor de saneamento. (Fonte: ANA)

Dados:

Dados para download ATLAS Esgotos – Resumo Executivo (pdf)
Dados para download ATLAS Esgotos – Estações de Tratamento de Esgoto (2013) (Planilha)
Dados para download ATLAS Esgotos – Informações por Município (Planilha)
Dados para download Estação de Tratamento de Esgoto (shp)
Dados para download Remoção da Carga de Esgotos Gerada na Sede Municipal (shp)
Dados para download Capacidade de Diluição dos Esgotos por Município (shp)
Dados para download Solução de Tratamento em Função da Remoção de DBO (shp)
Dados para download Análise de Fósforo (shp)
Dados para download Análise de Nitrogênio (shp)
Dados para download Dicionário de Dados (Descrição dos Campos das Tabelas de Atributos)
Anúncios