Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatístic​os – IBGE

O IBGE lança mais um produto do Censo 2010 – o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos – CNEFE. O Cadastro é uma lista com cerca de 78 milhões de endereços urbanos e rurais.  O CNEFE ajudará prefeituras, secretarias estaduais e municipais de planejamento e empresas públicas e privadas a produzir pesquisas, realizar levantamentos, executar ações emergenciais, entre outras finalidades. No Cadastro, é possível obter, gratuitamente, por exemplo, todos os endereços de um determinado distrito.

 O Cadastro de Endereços começou a ser produzido no Censo 2000, foi aprimorado em 2007 e, no Censo 2010, consolidou-se no produto que é hoje: 78.056.411 endereços urbanos e rurais, distribuídos pelos 316.574 setores censitários, classificados por tipo: unidades residenciais, unidades de ensino, unidades de saúde e outros. O Cadastro é uma listagem que contém, apenas, os endereços (nome do logradouro, número, complemento e coordenadas nos setores rurais).

O grande salto tecnológico do Cadastro de Endereços foi dado no Censo 2010, quando a Base Territorial (mapas digitais urbanos e rurais) foi integrada ao Cadastro de Endereços, inclusive possibilitando o georeferenciamento das localidades. Na ocasião, os recenseadores foram a campo portando PDAs (computadores de mão) contendo a malha digital dos setores urbanos com os endereços associados ao mapa, podendo atualizá-los. Os arquivos gráficos vetoriais associados ao Cadastro serão disponibilizados pelo IBGE ao longo de 2012.

Acesso em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/cnefe

(Agradecimento: Carlos Eduardo Gonçalves Ferreira)

Anúncios

4 comentários em “Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatístic​os – IBGE

  1. Boa tarde. Primeiramente quero dizer que sou fã do seu blog. Já o sigo a algum tempo. Parabéns pelo excelente trabalho aqui desenvolvido. Mas o que eu gostaria mesmo de saber é se você tem algum material explicando como importar a tabela com os dados do CNEFE diretamente para um sig. Obrigado e um abraço.

    1. Acredito que você possa fazer isso através do shapefile de setores censitários. Pode relacionar as tabelas através de um campo de fusão correspondente nas duas informações. Provavelmente deve ser o código do setor… Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s