Greenstone Belt de Mundo Novo: caracterização e implicações metalogenéticas e geotectônicas no Cráton de São Francisco

A CBPM – Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – é a empresa de pesquisa e desenvolvimento do Estado da Bahia, indutora destes processos no setor mineral do estado. Sua atuação é centrada na ampliação e aprimoramento do conhecimento geológico do território baiano, na identificação e pesquisa de seus recursos minerais. A CBPM disponibiliza a  Série Arquivos Abertos, que oferece

Greenstone Belt de Mundo Novo: caracterização e implicações metalogenéticas e geotectônicas no Cráton de São Francisco, 1994. Salvador - Juracy de Freitas Mascarenhas; Ernesto Fernando Alves da Silva

RESUMO

“A recente descoberta, na região entre Ruy Barbosa e Piritiba, de uma seqüência de basaltos, andesitos, dacitos com textura variolítica, riodacitos, rochas piroclásticas, grauvacas gradadas e produtos exalativos como cherts e formações ferríferas bandadas do tipo Algoma, em associação com sedimentos finos, metamorfizada na fácies xisto verde, permitiu a identificação do Greenstone Belt de Mundo Novo, talvez a mais completa estrutura desse tipo conhecida no Estado da Bahia. Essa estrutura se estende até a região de Juazeiro, ao norte do Estado, subjacente e bordejando o flanco oriental da serra de Jacobina.

Constituem parte integrante desse conjunto vulcanossedimentar os denominados Grupo Jacobina Inferior, Complexo Itapicuru (em parte), Complexo Saúde, Complexo Brejo dos Paulos e seus prolongamentos para norte, caracterizados como constituintes do flanco oriental do Sinclinório de Curaçá.  Admite-se também que as fatias tectônicas de rochas ultramáficas presentes nas formações Serra do Córrego, Rio do Ouro e Cruz das Almas, bem como na Unidade Serra da Paciência, todas do Grupo Jacobina, constituem parte do Grupo Ultramáfico do greenstone belt. Além do mais, considera-se que as importantes mineralizações auríferas relacionadas ao Grupo Jacobina tiveram sua origem nesse greenstone belt. O significado geotectônico dessa descoberta é de alta relevância para a compreensão do modelo de evolução desse segmento do Cráton do São Francisco, pois permite estabelecer claramente o posicionamento relativo, no tempo, das diversas unidades inter-relacionadas, e abre formidável perspectiva para a prospecção de mineralizações auríferas e de metais-base na região.

Nesse contexto, advoga-se que, sobre um embasamento de crosta continental, em parte submetido a metamorfismo da fácies granulito e intensamente erodido, instalou-se o Greenstone Belt de Mundo Novo, que também, após intensa erosão, veio a ser o local onde se implantou o rift cujos elementos representativos constituem o Grupo Jacobina. O processo erosivo pós-greenstone belt, assim como eventos metamórficos e de intenso hidrotermalismo, foi responsável pelas mineralizações auríferas atualmente conhecidas na região.”

1. INTRODUÇÃO
2. CONCEITOS HISTÓRICOS
3. O GREENSTONE BELT DE MUNDO NOVO
3.1 PRINCIPAIS SEÇÕES-TIPO NA REGIÃO RUY BARBOSA-MUNDO NOVO-PIRITIBA
3.1.1 Estrada Ruy Barbosa-Macajuba, a partir de seis quilômetros de Ruy Barbosa
3.1.2 Estrada Mundo Novo-Morro do Chapéu, imediações da Fazenda Coqueiro
3.1.3 Estrada Mundo Novo-Piritiba, proximidades de Mundo Novo
3.1.4 Estradas Piritiba-Areia Branca e Piritiba-Lagoa da Onça; Região de Novilha Morta
3.2 OUTRAS EVIDÊNCIAS REGIONAIS DE VULCANISMO
3.3 ÁREA DE OCORRÊNCIA DO GREENSTONE BELT DE MUNDO NOVO
3.4 RELAÇÕES REGIONAIS DE CONTATO
4. O GREENSTONE BELT, O COMPLEXO METAMÓRFICO-MIGMATÍTICO E O COMPLEXO IPIRÁ: DISCUSSÃO
5. A IDADE DO GREENSTONE BELT DE MUNDO NOVO
6. AS MINERALIZAÇÕES AURÍFERAS DE JACOBINA, AS CONCENTRAÇÕES SULFETADAS DE MUNDO NOVO E O
GREENSTONE BELT
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
8. REFERÊNCIAS BILIOGRÁFICAS

 DOWNLOAD

About these ads

Sobre SOS GISbr
Trabalho como freelancer e meu tempo disponível é sempre um mistério. Estou na área de consultoria ambiental desde 2008 desenvolvendo mapas, bases cartográficas e relatórios para estudos ambientais. Sou geógrafa formada pela UFF e mestre em Geomática pela UERJ.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 112 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: